segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tortosendenses dão vida a trabalhos com fósforos, madeira e xisto

O Centro Hospitalar Cova da Beira volta a receber uma exposição de artesanato da autoria de Carlos Cunha e António Reis. A mostra estará patente até dia 17 de Fevereiro, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã.
Embora ambos residam no Tortosendo, foi através do Grupo de Voluntariado da Unidade de Tratamento e Alcoologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, que Carlos Cunha e António Reis se conheceram. Estes dois tortosendenses travaram amizade e descobriram interesses partilhados. Segundo os próprios foi inclusive o apoio encontrado neste grupo, que aliado ao gosto pelo artesanato os ajudou a vencer o problema do álcool.
Ao reconhecer esta aptidão para a arte, Carlos Cunha montou a sua própria oficina junto à casa onde habita e onde juntamente com o amigo António Reis, se dedica à produção de réplicas de moradias, caravelas, fontes, parques e outros projectos elaborados a partir de fósforos queimados, pedaços de madeiras, areias, xisto etc.
A exposição apresenta mais de 20 peças originais, resultantes de um trabalho de minúcia e dedicação, que simbolizam para estes artesãos a conquista de uma nova etapa nas suas vidas. Carlos Cunha refere que “não há que ter receio de dar a cara e contar a nossa história, devemos demonstrar que é possível e viável deixar o álcool e ser-se feliz”. Mais que comercializar as obras, o propósito destes dois autodidactas é ver o seu trabalho reconhecido pelas pessoas.