quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O que importa

Em tempo de campanha autárquica, (leia-se que o essencial passa sempre pela freguesia do Tortosendo), não vou falar do programa de acção, das promessas e intenções de cada equipa. Contudo, olhar para milhares de palavras que compõem os três projectos em discussão no Tortosendo e não encontrar uma referência ao que verdadeiramente interessa, neste momento, o povo, é desolador e algo desmotivante.
O povo senhores, o povo. As diferentes propostas hão-de aqui ser vertidas em jeito de resguardo, de cábula, resquício de memória que irá sempre dar sinais de vida quando assim se julgar necessário. Mas apenas dizer às mulheres e homens que por estes dias, e civicamente bem, concorrem a este organismo representativo da comunidade, que aquilo que importa realmente ao POVO é o seu sustento.
Emprego para quem o não tem, manutenção dos que existem, essas são as principais preocupações que todos os dias vivem com quem efectivamente trabalha. Sobre isso, temos uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. E mais não digo, que este é apenas um desabafo. Cada vez mais as palavras de
Saramago têm valor. Cada vez mais fazem sentido. Diz o Nobel da Literatura que “são já poucos os adultos que têm paciência para interessar-se pela miséria”. Ora aqui está a prova…