quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma instituição marcante

Primeiros Seminaristas do Tortosendo - Fevereiro de 1949
Padre Caio no Tortosendo - Fevereiro de 1949

Primeiras instalações do Seminário do Verbo Divino no Tortosendo

Com Saramago a falar, mais uma vez da Igreja, e a procissão de diáconos que aproveita tal feito para também voltar a aparecer mais um pouco em cena, lembrei-me de mais algumas imagens antigas, desta vez, voltadas para a religião.
Ao contrário das animosidades entre o Nobel da Literatura e a Religião Católica, a relação do Tortosendo com o Seminário do Verbo Divino, que tem sede na nossa freguesia, é marcante.
Esta instituição nasceu a 12 de Janeiro de 1949, data em que José Alves Matoso, então bispo da Guarda, decidiu a construção de um seminário missionário no Tortosendo. Iniciou as suas funções como seminário menor a 14 de Novembro de 1949, com uma turma de 40 alunos. A sua actividade lectiva durou ininterruptamente até 1986. Segundo os seus responsáveis, o ponto alto, em termos lectivos, terá sido atingido na década de 80, época em que a escola, com o nome de Seminário Liceal do Verbo Divino, recebeu do Ministério da Educação alvará de estabelecimento de ensino particular e lhe foi concedido paralelismo pedagógico pela inspecção geral do ensino particular.
Ainda que não tenha cessado oficialmente nem como escola nem como internato, o Seminário deixou de ter quaisquer alunos internos a partir de 2002.
Fonte: Seminário do Verbo Divino